Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Cabelo cacheado: cuidados essenciais para o dia a dia

ConhecimentoCuidados

Oi, gente! Tudo bom?

O cabelo cacheado, também chamado por algumas pessoas de “cabelo enrolado”, tem um charme todo especial! Mas, para manter esse tipo de fio sempre bonito e saudável, é necessário dedicar um pouco do seu tempo a alguns cuidados especiais.

Neste post, eu dou algumas dicas incríveis para você cuidar do seu cabelo enrolado. Confira!

Cabelo enrolado: 3A, 3B ou 3C?

Entender qual é o seu tipo de cacho é fundamental! Se antes o cabelo enrolado era considerado como um único tipo, hoje as coisas mudaram e há cuidados e produtos específicos para cada grau de curvatura. Por isso, é legal ter uma noção de qual é o seu!

Mas não se preocupe se o seu cabelo não corresponder a um determinado tipo. Cada cacho é um cacho, e é normal que alguns cabelos apresentem cachos mais fechados em algumas áreas da cabeça e cachos mais abertos em outra área.

Os cabelos do tipo 3A se caracterizam por apresentar cachos grandes, soltos e mais espaçados.

Cabelo cacheado: cuidados essenciais para o dia a dia

O cabelo enrolado do tipo 3B forma cachos bem definidos em toda sua extensão. Os cachos são mais fechados e volumosos.

Cabelo cacheado: cuidados essenciais para o dia a dia

Cabelo enrolado: cuidados essenciais com as madeixas

A primeira dica é sobre um cuidado que você precisa ter sempre: a hidratação! Os cabelos enrolados, seja o cabelo masculino ou o feminino, são naturalmente ressecados devido ao seu formato em espiral. Por conta disso, a oleosidade natural do couro cabeludo não chega até as pontas dos fios e, com a ausência dessa oleosidade, a água da fibra capilar é facilmente perdida no dia a dia.

Para isso, realize hidratações semanais nas madeixas e, periodicamente, faça uma hidratação mais profunda no salão. Esse cuidado garante que a água e os nutrientes perdidos pelos seus fios sejam repostos.

Outra dica importante é: nunca penteie o cabelo enrolado quando ele estiver seco. Quando você penteia os cachos, eles se desmancham e, com a eletricidade formada entre o pente e os fios, o frizz se forma. Além disso, os cabelos cacheados, normalmente, são mais frágeis e podem se quebrar com facilidade. Se for penteá-los, faça isso com os fios molhados e condicionados, para evitar a quebra.

A última dica é para a hora de escolher os produtos ideais. Dê preferência aos produtos desenvolvidos para o seu grau de curvatura (2ABC, 3ABC ou 4ABC). Eles oferecem formulações enriquecidas com os ativos certos para seus fios e garantem o melhor resultado, de acordo com o seu tipo de cacho.

Cabelo cacheado: cuidados essenciais para o dia a dia

Cabelo cacheado: cuidados essenciais para o dia a dia

Cabelo enrolado: capriche no cronograma capilar

A hidratação é o tratamento mais conhecido entre as donas de cabelo enrolado, entretanto, existem outros dois que também fazem toda a diferença para a saúde das suas madeixas. A nutrição e a reconstrução são as responsáveis pela reposição de lipídios e queratina da fibra capilar, por isso, devem ser feitas de forma alternada com a hidratação. Esse tratamento completo dos fios se chama cronograma capilar e já é colocado em prática por muitas cacheadas e crespas.

Cabelo cacheado: cuidados essenciais para o dia a dia

Cabelo enrolado: a finalização faz toda a diferença!

Seja para cabelos curtos ou para cabelos médios e longos, a finalização dos cachos é muito importante para você obter o visual que deseja. Existem várias técnicas incríveis, que oferecem diferentes resultados. Você pode optar pelo dedoliss, pela fitagem, pelo twist, pelas tranças ou pelo bigudinho, por exemplo.

Para estilizar seu cabelo enrolado, escolha um bom finalizador! Creme de pentear, ativador de cachos e gelatina capilar são ótimas opções!

Espero que tenham gostado das dicas.

Um beijo!

Sarah Oliveira

Blog Petites Vaidades

Posts Recentes:

Posts mais acessados