Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Cabelo afro: como cuidar, cortes, penteados e coloração

Cabelos Crespos

Assim como todos os fios com curvatura, o cabelo afro tem sua beleza e suas especificidades. Por isso, para mantê-lo sempre bonito e saudável, é importante conhecer suas principais características e necessidades. Dessa forma, você pode cuidar das suas madeixas de maneira apropriada e garantir que elas estejam sempre poderosas!

Neste post, a gente te conta um pouco mais sobre o cabelo afro e damos algumas dicas de cortes, penteados e cuidados com os fios. Bora conferir?!

Cabelo afro: características do fio

Engana-se quem pensa que os cabelos com curvatura são todos iguais. Ondulados, cacheados e crespos têm suas diferenças, inclusive na hora de cuidar dos fios. Por isso, é muito importante reconhecer o seu tipo de cabelo.

O cabelo afro pode ser classificado como 4A, 4B ou 4C, dependendo do seu grau de curvatura e, em alguns casos, pode apresentar mais de uma textura.

Essa classificação não foi criada como uma forma de hierarquizar os tipos de fio, mas para ajudar na hora de escolher os melhores produtos e tratamentos para suas madeixas.

Tanto os cabelos femininos quanto os cabelos masculinos apresentam algumas características devido ao formato do fio crespo. A primeira delas é a tendência natural ao ressecamento, que acontece porque a oleosidade natural do couro cabeludo não atinge todo o comprimento dos fios, prejudicando a barreira lipídica e aumentando a perda de água e nutrientes da fibra capilar.

O cabelo afro também é reconhecido devido ao fator encolhimento, algo natural nos cabelos cacheados e, principalmente, nos crespos. Por causa da estrutura da fibra capilar, o cabelo afro tem tendência a encolher, o que o faz parecer menor do que realmente é.

Outra característica importante é que os fios crespos são mais finos e frágeis do que os demais, por isso, é importante manuseá-los com cuidado para evitar que se quebrem.

E a melhor característica de todas é o volumão incrível que esse tipo de fio apresenta. Para deixá-lo do jeitinho que você quer, basta caprichar na finalização!

Cabelo afro: dicas de cortes, penteados e coloração

Para estilizar o seu cabelo afro, você pode escolher entre diversas opções. Aposte em um corte diferente, capriche nos penteados ou mude a cor dos fios, a escolha é sua!

Para quem busca inspirações de corte de cabelo afro, a dica é escolher modelos que valorizem a textura dos fios. O mini black, o bob crespo, o pixie e o tapered hair são ótimas opções! Mas, para quem gosta de um comprimento maior, basta escolher um corte com as pontas repicadas, para dar mais movimento às madeixas.

Já quando se trata de penteados para cabelo afro, as opções são inúmeras! Você pode escolher entre todas as variações de coques, tranças, rabos de cavalo e penteados semipresos!

Cabelo afro: como cuidar, cortes, penteados e coloração

Cabelo afro: como cuidar, cortes, penteados e coloração

Cabelo afro: como cuidar, cortes, penteados e coloração

Para quem quer mudar a cor das madeixas, a dica é conversar com um profissional de confiança e escolher junto com ele a coloração e a técnica que mais combinam com você. Um bom cabeleireiro poderá te dar ótimas ideias e orientar sobre os cuidados necessários antes do procedimento. As donas de fios crespos que desejam ter cabelo platinado, por exemplo, precisam caprichar no cronograma capilar antes de submeter os fios à descoloração.

Cabelo afro: principais cuidados com os fios

Os três cuidados indispensáveis que você deve ter com seu cabelo afro são a hidratação, a nutrição e a reconstrução dos fios. Realize o cronograma capilar periodicamente e mantenha uma rotina de hidratações semanais para que os fios estejam sempre bonitos e fortes.

Além disso, sempre tenha cuidado na hora de desembaraçar o cabelo. Procure fazer isso com ele úmido e condicionado, para evitar que se quebre com o pente.

Curtiu as dicas? Não se esqueça de cuidar corretamente do seu cabelo afro para garantir fios sempre lindos e poderosos!

#todecacho

Posts Recentes:

Posts mais acessados