Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Saiba porque as bonecas com cabelo cacheado e crespo são tão importantes para as crianças

Cabelos CacheadosCabelos CresposDepoimentos

Saiba porque as bonecas com cabelo cacheado e crespo são tão importantes para as crianças

Se você tem filhos filhos com certeza entrou em uma loja de brinquedos recentemente, não é mesmo? E, mesmo se esse não é o caso, você já deve ter visitado esse tipo de loja ao menos uma vez na vida. Agora tente se lembrar de quantas bonecas com cabelo cacheado ou crespo você já viu nas prateleiras das lojas. Bem poucas, não é mesmo? Pois, é… Por isso vamos falar hoje sobre o papel das bonecas na vida das crianças.

Boneca com cabelos lisos

Não há nada mais comum do que encontrar bonecas com longos cabelos lisos por aí, geralmente brancas, magras e em sua grande maioria são até mesmo loiras. Esse é o padrão de beleza eurocentrista que vem regendo a sociedade por centenas de anos. O mais triste disso tudo é que embora esse padrão seja cruel em relação a mulheres jovens e adultas, imagine só o efeito que ele tem nas crianças. Onde quer que você vá é possível comprar bonecas dentro desse padrão, entretanto, é assim que todas as crianças são no Brasil? Cabelos lisos, brancas, loiras e olhos claros? Isso realmente reflete a realidade do nosso país?

Boneca com cabelo cacheado e crespo

A resposta é clara: não. Em um país onde mais de 53% da população se declara não-branca (pardos, negros, amarelos e indígenas), não faz o menor sentido que a grande maioria dos brinquedos que representam as pessoas e crianças daqui sejam brancos e de cabelos lisos. Isso porque bonecas são o símbolo dessas pessoas. Ou seja, a resposta natural da criança é tentar se identificar com aquele brinquedo, se sentir parte integrada da sociedade, uma igual. Crianças com fios cacheados que passam a vida toda brincando com bonecas que não tem o cabelo como o delas nunca vão se sentir representadas na sociedade e, desde de pequenas, se sente pressionadas, mesmo que sem saber, a fazer parte da imagem geral, em outras palavras, ter também os cabelos lisos. Falamos tanto da pressão da sociedade sobre as mulheres, por anos forçando o cabelo liso como o único padrão bonito e aceitável de beleza, mas é importante lembrar que essa pressão vem até mesmo das coisas que parecem mais inocentes, como as bonecas.

Ainda hoje, a quantidade de bonecas com cabelo cacheado e crespo são ínfimas comparadas àquelas de cabelos lisos. É preciso entender que a mudança da sociedade apenas acontecerá através da representatividade em todos os níveis possíveis, na televisão, na política, nos altos cargos, nas revistas e até mesmo nas bonecas que compramos para as nossas crianças.

Boneca negra

Há milhares de mulheres que nunca tiveram a oportunidade de brincar com uma boneca que tinha a mesma cor que a sua. Uma boneca que ensinaria, mesmo que da maneira mais sutil, a exercitar a aceitação da sua cor, das suas origens, características -como o cabelo cacheado ou crespo, por exemplo- tornando um pouco menos difícil a caminhada pela diversidade ao longo dos anos.

E não é apenas importante para as crianças negras que existam bonecas negras, ou apenas para aquelas que tenham cabelos cacheados que seus brinquedos tenham o mesmo cabelo que o delas, mas sim para todas as crianças, as brancas também, as amarelas, indígenas… é importante que todas essas crianças se vejam representadas mas também que vejam e respeitem a diversidade de pessoas na sociedade desde pequenas.

Boneca Plus Size

O mesmo vale para a boneca plus size. Quantas vezes você já viu uma boneca sem aquele corpo padrão top model? Com um corpo curvilíneo, gordo, um corpo real? As crianças precisam se acostumar desde a criação a aceitarem os seus corpos como são e mesmo as características das outras pessoas. Precisam saber que não é obrigação ser magra, alta e de cabelo liso, e que não ser assim é a coisa mais comum do mundo. Entretanto, o mais importante é entender que mesmo estando fora dos padrões de beleza impostos, ainda assim, essa criança existe naquela comunidade… e precisa ser representada em todas as esferas.

Hoje, como adultos, vivemos a batalha para sermos o que somos. Cacheadas e crespas assumindo seus  , deixando anos de ditadura do liso para trás depois de um processo tão difícil quanto a transição capilar, por exemplo. Já imaginou como seria se, lá atrás, elas tivessem uma boneca do cabelo cacheadinho como o dela para brincar? Imagina se todas as crianças tivessem… como seriam as coisas hoje? Já passa da hora de mudar, a diversidade não pode continuar sendo sinônimo de minoria, pois não é. O combate ao racismo, à gordofobia e a qualquer tipo de preconceito precisa começar cedo e dentro de casa.

Posts Recentes:

Posts mais acessados