Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Benefícios do mel no cabelo: por que ele é tão poderoso na hora de restaurar?

Benefícios do mel no cabelo: por que ele é tão poderoso na hora de restaurar?

Você sabia que o mel é um componente poderoso na hora de tratar os fios danificados? Caso tenha acabado de descobrir, vem com a gente conhecer os principais benefícios do mel no cabelo, especialmente para os fios com curvatura!

O que define um cabelo danificado?

Antes de qualquer coisa, fica a pergunta: você sabe identificar um cabelo danificado? Não é difícil, afinal, suas características são bem visíveis, pois os fios ficam ressecados, rígidos, porosos, frágeis, apresentam pontas duplas, frizz e costumam cair ou quebrar bastante. Se o seu cabelo possui algumas ou todas essas características, é bem provável que ele esteja danificado. Entretanto, se você quiser ter certeza, pode submeter o fio a um teste de porosidade, que irá confirmar se as suas dúvidas são reais ou não. Para saber mais sobre como fazer este teste é só clicar no link. Caso o seu fio esteja, de fato, danificado, o tratamento com mel pode ser a solução. Falaremos sobre isso já já.

Quais são os fatores que danificam os cabelos?

Nesta matéria vamos contar tudinho sobre como tratar o cabelo danificado com os benefícios do mel, entretanto, porque não entender como é que os fios acabam fragilizados para evitar os danos na próxima vez, hein!?
Diversos fatores podem prejudicar a saúde do fio, como a exposição a ferramentas de calor em excesso e sem proteção, sendo elas o secador ou o modelador, por exemplo. Outro fator que pode fragilizar bastante os fios é o abuso de procedimentos químicos como relaxamento, descoloração e coloração. Além disso, fatores externos como a ação do sol, vento, poluição e até mesmo a água quente do chuveiro podem causar danos ao fio. Por isso é sempre bom evitar todos esses fatores ou ao menos proteger o seu cabelo deles.

Propriedades do mel

Benefícios do mel no cabelo: por que ele é tão poderoso na hora de restaurar?

O mel é rico em sais minerais, aminoácidos e alfa-hidroxiácidos que proporciona a vantagem de selar os fios porosos e quebradiços, reparando-os e reconstruindo-os. Todo esse poder de tratar os fios danificados se dá justamente pelo fato de ser um ativo com alta carga de proteínas e aminoácidos, responsáveis por recuperar e fortalecer este tipo de fio. Além disso, o mel é super nutritivo, funcionando como um poderoso umectante, capaz de manter a umidade do fio. Isso faz com que ele fique protegido e macio. Os açucares contidos no mel também proporcionam uma hidratação incrível. Ah, e não para por aí! O mel também pode funcionar como um condicionador natural, pois apresenta forte poder emoliente. Por consequência, promove fios selados e super brilhantes. Por fim, você lembra que falamos do açúcar presente no mel? Ele ajuda super no crescimento capilar, pois ao manter a umidade do fio, impede a queda e ainda fortalece os folículos pilosos, mantendo o couro cabeludo sempre limpo e saudável.

Benefícios do mel para o cabelo ondulado, cacheado e crespo

Já deu para entender o que o mel é um ativo super interessante para cuidar da saúde de qualquer fio que apresente algum tipo de dano, não é mesmo!? Mas você sabia que ele pode ser ainda mais importante na vida dos fios com curvatura? Pois é, isso acontece porque os fios ondulados, cacheados e crespos naturalmente são mais frágeis do que os cabelos lisos, por exemplo. Entre estes especialmente os cacheados e crespos, sendo os crespos os mais delicados de todos. Isso porque quanto mais a curvatura do fio se destaca, como em formato em espiral (cacheado) ou em Z (crespo), mais dificuldade o óleo natural encontrado no couro cabeludo tem em descer pelo comprimento e pontas do fio. No final das contas, quando este fio fica sem essa camada de oleosidade, não recebe a nutrição necessária para a sua saúde, além de ficar desprotegido contra os fatores externos que podem o danificar. No caso dos fios ondulados, como a curvatura é mais suave, o óleo consegue descer um pouco mais facilmente e ele acaba não ficando tão fragilizado quanto os fios cacheados e crespos, entretanto, este fio ainda precisa de um cuidado especial, pois apresentam necessidade nutritiva ao menos nas suas pontas.

Usando o mel no cabelo

Aprenda duas maneiras incríveis de usar o mel no seu cabelo e jamais sofrer com fios danificados novamente! Essas duas receitinhas são para você que ama uma hidratação caseira!

Benefícios do mel no cabelo: por que ele é tão poderoso na hora de restaurar?

Mel + banana contra fios danificados e ressecados

Passo 1: amasse meia banana e misture com uma colher de sopa de mel, uma colher de chá de azeite de oliva extra virgem e duas colheres de sopa da sua máscara de hidratação de preferência.
Passo 2: mecha tudo muito bem e aplique no cabelo úmido, depois de lavar com shampoo e retirar o excesso de água com uma toalha ou tecido de algodão.
Passo 3: espalhe bem a mistura por todo o cabelo, mecha a mecha.
Passo 4: prenda o cabelo em um coque, coloque uma touca e aguarde por volta de 15 minutos.
Passo 5: enxágue bem o cabelo e finalize com um condicionador.

Mel + maionese contra pontas duplas e fios opacos

Passo 1: misture uma colher de sopa de mel e uma colher de chá de maionese em um recipiente.
Passo 2: aplique a mistura no cabelo seco, apenas no comprimento e pontas.
Passo 3: massageie suavemente e deixe agir por volta de 20 ou 30 minutos.
Passo 4: após o tempo de pausa, enxágue bem e aplique uma máscara hidratante de sua escolha.
Passo 5: aguarde o tempo indicado na embalagem e enxágue de novo.
Passo 6: finalize com o condicionador.

Melhores produtos com mel na composição

Se você quer evitar o trabalho de se aventurar nas receitinhas caseiras e investir em produtinhos poderosos com mel na composição, temos uma dica especial para você! A linha #todecacho Mel tem produtinhos desenvolvidos especialmente para tratar e deixar os cabelos ondulados, cacheados e crespos ainda mais lindos e saudáveis com todos os benefícios do mel. A família conta com um produtinho 2×1 que além de máscara de reconstrução, também funciona como creme para pentear, garantindo a blindagem do fio. Também tem a Gelatina de Geleia Real que promove uma reconstrução poderosa, além de ajudar a formatar os cachos no day after, o resultado é bapho! E não para por aí, pois também tem o ativador de cachos que dá tchau para os fios porosos enquanto ativa e define os cachos com perfeição.
Além de todos os benefícios do mel, que já mencionamos aqui, todos os produtinhos da linha contam com Geleia Real que é enriquecida com vitamina A, C, E e do Complexo B, que também reconstroem e hidratam a fibra. A composição também tem própolis, que é rico em flavonoides e antirradicais livres com efeito antioxidante, cicatrizantes e hidratantes, que ajudam o fio a crescer e ficar mais resistente.

E aí, apaixonada pelos benefícios do mel no cabelo? Então experimenta e conta para a gente aqui nos comentários o que achou! ☺

Posts Recentes:

Posts mais acessados