Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Banding: a técnica que reduz o fator encolhimento

Cabelos CacheadosConhecimento

Banding: a técnica que reduz o fator encolhimento

Certas coisas só quem tem cabelo cacheado entende, né?! E uma delas, sem sombra de dúvidas, é o fator encolhimento. Talvez esse seja um dos fatores mais sofridos para as cacheadas e crespas de plantão. Afinal, ele encurta os fios e faz com que eles pareçam muito menores do que realmente são. A boa notícia é que existe um método simples capaz de minimizar esse “problema”: é o banding. Já ouviu falar? Se ainda não, chega mais e bora aprender tudo sobre essa maravilha.

O que é banding e para que serve?

Banding é um método que reduz o fator encolhimento sem precisar usar ferramentas de calor. Você deve estar se perguntando “como”, certo? Simples! Através de elásticos. A disposição destes acessórios ao longo do comprimento cria uma tensão nos fios, deixando-os um pouco mais lisos e, consequentemente, maiores. Ou seja, nada de apelar para o secador ou qualquer outro elétrico para aumentar o tamanho dos cachos.

Como fazer o método banding?

Existem duas maneiras bem comuns para a realização do banding e a escolha de uma delas vai depender do resultado que você busca. Se a ideia é soltar os cachos para que eles fiquem maiores e ainda sim definidos, deixe os elásticos mais frouxos, com uma distância entre eles e sem dar muitas voltas. Mas se o objetivo é esticar mesmo os cabelos, seja para usá-los mais lisos ou para elaborar algum penteado específico, então deixe os elásticos juntinhos e mais justos ao longo do comprimento.

Acessórios necessários para fazer o banding corretamente

Banding: a técnica que reduz o fator encolhimento

– Elásticos de tecidos para não quebrar os cabelos. Fujam de acessórios que contenham alguma parte de metal. Dica: uma boa ideia é umedecer o elástico no óleo vegetal para evitar que ele absorva a umidade dos fios e ainda facilitar na hora de tirar.

Passo a passo do banding para quem deseja soltar os cachos

– Com os cabelos limpos e completamente secos, divida-os em quatro partes. Se o comprimento da sua madeixa permitir, faça um rabo de cavalo (se preferir, claro);
– Pegue umas das partes e coloque elásticos ao longo do comprimento. Deixe uma distância em média de três dedos, mantendo os elásticos frouxos para não marcar;
– Durma e só retire no dia seguinte;
– No outro dia, tire cuidadosamente os elásticos e finalize o hair como achar melhor. Dica: os cabelos estão marcados? Use um finalizador de sua preferência para ajudar na definição.

Passo a passo do banding para quem deseja esticar os cabelos

– Depois de lavar o cabelo e com ele ainda levemente úmido, divida-o em mechas médias;
– Desembarace-as até desfazer completamente o formato dos cachos;
– Coloque então elásticos ao longo de cada mecha. Deixe uma distância de aproximadamente um a dois dedos. Atenção: a ideia aqui é deixar os acessórios bem juntinhos;
– Durma e só retire no dia seguinte;
– De manhã, tire cuidadosamente os elásticos e finalize o cabelo como preferir.

Passo a passo do banding com Ana Lídia Lopes

A Digital Influencer também mostra uma opção super bacana para aderir ao método. Dê o play para conferir.

Posts Recentes:

Posts mais acessados