Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

5 Dicas essenciais para quem tem cachos

Cabelos CacheadosCabelos CresposCabelos Ondulados

5 Dicas essenciais para quem tem cachos

1. Hidratante seu cabelo

Cabelos cacheados têm uma tendência maior a serem naturalmente mais ressecados devido a estrutura física do fio. Os cachos funcionam como uma barreira física que impede a oleosidade produzida no couro cabeludo a chegar no comprimentos e pontas do cabelo. Por essa razão qualquer cabelo crespo ou cacheado vai ser mais ressecado do que cabelos lisos, precisando de mais hidratação. Adapte a sua rotina de cuidados com o cabelo ao tempo disponível que você tem. Se você só pode fazer hidratações uma vez na semana, ok. Se conseguir fazer duas vezes por semana, ótimo! Produtos como hidratações rápidas para serem utilizadas no banho podem ser úteis para quem está na correria.
Também lembre-se de repor a hidratação do seu cabelo diariamente. Seja utilizando um borrifador com água ao acordar ou algum produto de consistência leve. Isso evita que os seus cachos fiquem mais e mais ressecados com o passar do tempo, mantendo eles mais saudáveis, definidos e também te ajudando a não ter que lavar o cabelo todos os dias.

2. Utilizar pouco ou não utilizar shampoo

Eu sei, pra quem nunca ouviu falar do assunto essa dica parece muito estranha. Mas shampoos tendem a retirar não só a sujeira mas também toda a oleosidade e hidratação natural dos nossos cabelos. Como já foi explicado acima, essa hidratação e oleosidade faz ainda mais falta para cabelos cacheados e crespos. Tente utilizar pouco shampoo na hora da lavagem ou aumentar o intervalo entre as suas lavagens. Seus cachos agradecem!

3. Nunca seque seu cabelo com toalhas

As toalhas de algodão, essas que a gente usa para se secar depois do banho, são feitas para absorverem a água do nosso corpo rapidamente. Então elas fazem a mesma coisa com o nosso cabelo, absorvem toda a hidratação dele! Além disso, elas possuem fibras que geram atrito nos fios do cabelo causando frizz. Substitua a toalha que você usa para secar o cabelo por uma camisa velha de algodão ou por uma toalha de microfibra. Esses materiais vão te ajudar tirar o excesso de água dos seus cachos sem deixar eles ressecados ou com frizz.

4. Durma em fronhas de cetim

Algodão é um ótimo material para nos ajudar a retirar o excesso de água do cabelo molhado. Mas como enquanto dormimos a gente passa várias horas com o cabelo em contato com o algodão, ele pode acabar absorvendo a hidratação que os nossos cachos tanto precisam. Além disso, o atrito dos cachos por várias horas em contato com o algodão também pode gerar frizz. Por causa disso, quanto mais macio for o material em que nós dormimos mais hidratados e sem frizz os nossos cachos irão acordar. Para isso, fronhas de cetim são uma ótima opção!

5. Evite usar calor no cabelo (chapinha, secador, babyliss e etc)

O calor excessivo desse tipo de estilizadores tende a danificar o fio do cabelo. Mesmo com o uso de um protetor térmico a proteção não é 100%. Então, no caso de cabelos cacheados, ao longo prazo o uso de chapinha e/ou secador pode alterar a textura dos cachos, os deixando menos definidos e mais “esticados”. Além disso, o calor acaba danificando os fios, o que é irreversível. Se você não consegue resistir a uma chapinha de vez em quando, utilize um produto de qualidade que não vá superaquecer o seu cabelo e que te deixe controlar a temperatura, utilize um bom protetor térmico e máscaras de tratamento antes e depois. Se tratando de cachos, hidratação é a palavra-chave. Cachos bem hidratados definem melhor, tem mais brilho, maciez e saúde. Seguindo essas 5 dicas você vai garantir que os seus cachos tenham todas as condições para te fazerem divar ainda mais!

Mari Morena

Blog Mari Morena

Posts Recentes:

Posts mais acessados