Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Cronograma Capilar: O que é? Como Fazer?

Cabelos CacheadosCabelos OnduladosCabelos Quebradiços

Cronograma Capilar: O que é? Como Fazer?

Oi, minha gente!!!

Hoje vamos falar sobre algo indispensável na nossa saúde: vitalidade e beleza do cabelo! Nossos fios sofrem diversos danos e, portanto, precisam de cuidados que venham repor os componentes perdidos. Por isso, hoje vamos falar sobre cronograma capilar.

O que é cronograma capilar?

O cronograma capilar é uma série (agendada) de diversos tratamentos capilares, que, juntos, irão tratar seus fios com muita atenção cada produto realizando a sua tarefa e atendendo a cada dano dos fios.

Vale lembrar que o cronograma capilar é para TODOS os tipos de cabelo, e é algo indispensável para cabelos em transição capilar e com químicas!

Sim, com certeza você pode pensar como eu pensava: pra eu ter um cabelo bonito, não basta fazer uma hidratação de 15 em 15 dias com aquela minha máscara? Não mesmo! rs. Seu cabelo tem diversas necessidades que precisam ser tratadas com componentes variados e específicos para o tipo de dano que ele enfrenta.

Cronograma capilar: hidratação, nutrição e reconstrução

Como está o seu cabelo? Se você disser: “Meus cabelos são normais e pouco estragados”, apresentamos o seu cronograma capilar oficial:

Cronograma Capilar: O que é? Como Fazer?

Já se você disser: “Meus cabelos precisam de mais reparos e são mais danificados”, eu te apresento o cronograma capilar “alternativo”, que é o mais popular entre as cacheadas:

Cronograma Capilar: O que é? Como Fazer?

Como pode ver, o cronograma capilar se divide em: hidratação, nutrição e reconstrução. Bom, vamos esclarecer o cronograma capilar:

1. Cronograma capilar: etapa de hidratação

Essa etapa do cronograma capilar é responsável por devolver a água aos nossos fios. E quais são as máscaras hidratantes? Os componentes responsáveis pela reposição de água ao fio são vitaminas, vegetais, frutas, açúcares etc. Se a máscara tem algum desses componentes na composição, é uma máscara hidratante.

Quando meu cabelo precisa? Se seu cabelo está ressecado, áspero e sem brilho, ele precisa de hidratação.

2. Cronograma capilar: etapa de nutrição

Essa etapa é responsável por repor a oleosidade natural dos fios. E quais são as máscaras nutritivas? Os componentes responsáveis pela reposição do óleo são todos os tipos de manteigas caritê, cacau etc. e óleos puros e vegetais óleo de coco, de oliva, de rícino, de argan, de amêndoas etc. Você pode fazer essa etapa com uma máscara à base desses óleos ou até mesmo usá-los como pré-shampoo (UMECTAÇÃO).

Quando eu preciso de nutrição capilar? Se seus fios estão secos, muito frisados, sem definição, sem brilho e ásperos, eles precisam dessa etapa. Os resultados são incríveis, inclusive cachos definidos!

Meu cabelo adora nutrição, é algo incrível, fica uma beleza de outro mundo!

3. Cronograma capilar: etapa de reconstrução

Essa etapa do cronograma capilar é responsável por devolver a massa, ou seja, a vitalidade e a força para o fio. A reconstrução é, também, uma das responsáveis pelo tão almejado CRESCIMENTO CAPILAR, e pode-se acrescentar ao tratamento o uso de shampoo bomba, por exemplo.

É uma das etapas mais importantes, sem dúvida! Quais são as máscaras reconstrutoras? Os componentes responsáveis pela reposição da força e da estrutura dos nossos fios são creatina, queratina, arginina, colágeno, proteínas, cisteína etc. Quaisquer máscaras que contenham esses componentes são de reconstrução.

Quando eu preciso de reconstrução capilar? Se seu cabelo está fino, frágil, elástico, caindo muito e com pontas duplas, ele precisa dessa etapa.

Atenção: essa etapa é muito potente, tende a deixar o fio duro. Portanto, se o seu cabelo precisa muito, faça, no máximo, duas vezes por mês. A queratina em excesso causa efeito contrário no fio.

É legal que, depois de ter cumprido dois a três meses do cronograma capilar, você dê uma breve pausa de uma semana para o cabelo “respirar” e não ficar “congestionado” demais. Ok?

Prontinho. TUDO entendido? Esse é o meu cronograma capilar oficial!

Já sabemos identificar a necessidade do nosso cabelo? Então, mão na massa pra fazer o cronograma capilar!

Vale lembrar que também é legal fazer uso de um shampoo antirresíduos a cada 15 dias ou uma vez por mês. Eu opto por usar no dia da minha reconstrução. Sabemos que nosso fio se dá melhor com shampoos hidratantes, porém, é importante tirar um dia pra fazer um detox, ou seja, limpar bem para o cabelo absorver melhor os procedimentos ao longo do mês. Fechou?

“Ter um cabelo dos sonhos não é impossível, basta amar e cuidar!”

Confira neste vídeo o bate papo das nossas blogueiras sobre cronograma capilar

Cronograma capilar com as Mega Ampolas Sopa de Letrinhas

Vandressa Ribeiro

Canal Vandressa Ribeiro

Posts Recentes:

Posts mais acessados